Erasmus+

PROGRAMA ERASMUS+ (2024/2025)

projeto acreditação 2024-1-PT01-KA121-VET-000211507

RESUMO DO PROJETO

No âmbito do programa ERASMUS+KA121- VET SHORT, a ESTEL – Escola Profissional de Tecnologia e Eletrónica para garantir uma internacionalização progressiva dos seus
percursos e um alinhamento com os modelos standard europeus de instrução,planifica intervir com ações de mobilidade, satisfazendo as seguintes necessidades:

– Criar oportunidades de formação profissional no estrangeiro para alunos do 3º ano dos cursos Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos;

– Favorecer oportunidades de orientação profissional para alunos;

– Melhorar a empregabilidade e prevenir a inadequação de competências;

– Promover a cidadania ativa no percurso profissional dos alunos;

– Contribuir para a internacionalização da rede de escolas.

Com o projeto ERASMUS+, a ESTEL pretende que os estágios proporcionem aos alunos uma verdadeira experiência de trabalho no estrangeiro, com a possibilidade de reforçar as competências linguísticas, que melhorem as suas competências técnicas no âmbito do QEQ – Quadro Europeu de Qualificação Nível 4, especialmente no que diz respeito à reparação de computadores, gestão de sistemas e desenvolvimento de conhecimentos em novos softwares.

OBJETO DE ABERTURA DO CONCURSO

O projeto será realizado em abril de 2025 e desenvolvido da seguinte forma:

– Mobilidade por 30 dias mais 2 de viagem ida e volta para 9 estudantes, com destino à República da Irlanda e 1 docente acompanhante.

As ações de mobilidade serão desenvolvidas de acordo com as necessidades formativas expressas pelas categorias para a formação das figuras profissionais de cada um dos participantes dos cursos de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

 

Mês

Países

Bolsas

Abril 2025

República da Irlanda

9

Podem-se candidatar os alunos do 3º ano e que:

  • Estejam em plena posse dos direitos cívicos e políticos. Os estrangeiros têm de possuir título de residência, passaporte e documento de identificação válidos.
  • Conheçam a língua inglesa.
  • Aos candidatos de menor idade é-lhes pedido que os seus Encarregados de Educação manifestem que estão de acordo com a sua candidatura.

Os estudantes terão de apresentar a seguinte documentação (através do Classroom) para poderem candidatar-se ao projeto:

  • Ficha de candidatura ao programa Erasmus+ (entregar em papel com assinatura do aluno e do EE);
  • Curriculum Vitae (CV) em inglês (https://europass.europa.eu)
  • Carta de motivação em português.
  • Carta de motivação em inglês.
  • Documento de identificação válido para a expatriação;
  • Prova de contexto familiar, social ou económico desfavorecido, para os alunos que estejam em situação socioeconómico desfavorável (opcional).

O docente acompanhante deverá:

  • Vigiar e tutelar os seus participantes;
  • Organizar a documentação dos participantes;
  • Acompanhar os participantes às instalações das empresas;
  • Gerir a relação dos estagiários com as empresas host;
  • Gerir as relações com o tutor da empresa e o tutor intermediário;
  • No regresso, deve recolher a documentação produzida no estrangeiro.

– na data da publicação do convite deve ter plena posse dos direitos cívicos e políticos. O docente acompanhante terá de apresentar a seguinte documentação:

– Documentação de identificação válida

A data limite de entrega das candidaturas é 09/12/2024

Todas as candidaturas entregues após a data limite prevista, ou que estejam incorretas ou incompletas, por não estarem de acordo com o indicado, não serão consideradas admissíveis.

 SELEÇÃO

A seleção dos estagiários será efetuada por uma comissão criada para o efeito, composta pela Diretora Pedagógica, o Coordenador dos cursos e por um docente de língua inglesa.

Critérios de seleção:

  • Competência linguística de Inglês (avaliada através de entrevista e carta de motivação em inglês) – 5 pontos
  •  Aproveitamento escolar. Média de curso, Ausência de Módulos em atraso, (à data da seleção) – 5 pontos
  •  Assiduidade, Pontualidade, Comportamento e Participação em atividades extracurriculares– 5 pontos
  •  Motivação (através da carta de motivação em português e Entrevista individual, com vista a identificar motivações, interesses e expectativas dos alunos em realizar um percurso europeu de mobilidade) – 5 pontos

Será reservado um critério de preferência aos alunos que venham de situações socioeconómicas desfavorecidas (serão reservadas 4 vagas para esta situação).

NOTA: Os diversos elementos de avaliação serão posteriormente ordenados de acordo com os critérios de avaliação supracitados.