Erasmus+
PROGRAMA ERASMUS+ (2024/2025)
projeto acreditação 2024-1-PT01-KA121-VET-000211507
RESUMO DO PROJETO
No âmbito do programa ERASMUS+KA121- VET SHORT, a ESTEL – Escola Profissional de Tecnologia e Eletrónica para garantir uma internacionalização progressiva dos seus
percursos e um alinhamento com os modelos standard europeus de instrução,planifica intervir com ações de mobilidade, satisfazendo as seguintes necessidades:
– Criar oportunidades de formação profissional no estrangeiro para alunos do 3º ano dos cursos Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos;
– Favorecer oportunidades de orientação profissional para alunos;
– Melhorar a empregabilidade e prevenir a inadequação de competências;
– Promover a cidadania ativa no percurso profissional dos alunos;
– Contribuir para a internacionalização da rede de escolas.
Com o projeto ERASMUS+, a ESTEL pretende que os estágios proporcionem aos alunos uma verdadeira experiência de trabalho no estrangeiro, com a possibilidade de reforçar as competências linguísticas, que melhorem as suas competências técnicas no âmbito do QEQ – Quadro Europeu de Qualificação Nível 4, especialmente no que diz respeito à reparação de computadores, gestão de sistemas e desenvolvimento de conhecimentos em novos softwares.
OBJETO DE ABERTURA DO CONCURSO
O projeto será realizado em abril de 2025 e desenvolvido da seguinte forma:
– Mobilidade por 30 dias mais 2 de viagem ida e volta para 9 estudantes, com destino à República da Irlanda e 1 docente acompanhante.
As ações de mobilidade serão desenvolvidas de acordo com as necessidades formativas expressas pelas categorias para a formação das figuras profissionais de cada um dos participantes dos cursos de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.
Mês | Países | Bolsas |
Abril 2025 | República da Irlanda | 9 |
Podem-se candidatar os alunos do 3º ano e que:
- Estejam em plena posse dos direitos cívicos e políticos. Os estrangeiros têm de possuir título de residência, passaporte e documento de identificação válidos.
- Conheçam a língua inglesa.
- Aos candidatos de menor idade é-lhes pedido que os seus Encarregados de Educação manifestem que estão de acordo com a sua candidatura.
Os estudantes terão de apresentar a seguinte documentação (através do Classroom) para poderem candidatar-se ao projeto:
- Ficha de candidatura ao programa Erasmus+ (entregar em papel com assinatura do aluno e do EE);
- Curriculum Vitae (CV) em inglês (https://europass.europa.eu)
- Carta de motivação em português.
- Carta de motivação em inglês.
- Documento de identificação válido para a expatriação;
- Prova de contexto familiar, social ou económico desfavorecido, para os alunos que estejam em situação socioeconómico desfavorável (opcional).
O docente acompanhante deverá:
- Vigiar e tutelar os seus participantes;
- Organizar a documentação dos participantes;
- Acompanhar os participantes às instalações das empresas;
- Gerir a relação dos estagiários com as empresas host;
- Gerir as relações com o tutor da empresa e o tutor intermediário;
- No regresso, deve recolher a documentação produzida no estrangeiro.
– na data da publicação do convite deve ter plena posse dos direitos cívicos e políticos. O docente acompanhante terá de apresentar a seguinte documentação:
– Documentação de identificação válida
A data limite de entrega das candidaturas é 09/12/2024
Todas as candidaturas entregues após a data limite prevista, ou que estejam incorretas ou incompletas, por não estarem de acordo com o indicado, não serão consideradas admissíveis.
SELEÇÃO
A seleção dos estagiários será efetuada por uma comissão criada para o efeito, composta pela Diretora Pedagógica, o Coordenador dos cursos e por um docente de língua inglesa.
Critérios de seleção:
- Competência linguística de Inglês (avaliada através de entrevista e carta de motivação em inglês) – 5 pontos
- Aproveitamento escolar. Média de curso, Ausência de Módulos em atraso, (à data da seleção) – 5 pontos
- Assiduidade, Pontualidade, Comportamento e Participação em atividades extracurriculares– 5 pontos
- Motivação (através da carta de motivação em português e Entrevista individual, com vista a identificar motivações, interesses e expectativas dos alunos em realizar um percurso europeu de mobilidade) – 5 pontos
Será reservado um critério de preferência aos alunos que venham de situações socioeconómicas desfavorecidas (serão reservadas 4 vagas para esta situação).
NOTA: Os diversos elementos de avaliação serão posteriormente ordenados de acordo com os critérios de avaliação supracitados.