Erasmus+

PROGRAMA ERASMU+VET (2023-1- PT01-KA121- 000114272)

RESUMO DO PROJETO

No âmbito do programa ERASMUS+KA121- VET SHORT, a ESTEL – Escola Profissional de Tecnologia e Eletrónica para garantir uma internacionalização progressiva dos seus percursos e um alinhamento com os modelos standard europeus de instrução, planifica intervir com ações de mobilidade, satisfazendo as seguintes necessidades:

– Criar oportunidades de formação profissional no estrangeiro para alunos do 3º ano dos cursos Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos;

– Favorecer oportunidades de orientação profissional para alunos;

– Melhorar a empregabilidade e prevenir a inadequação de competências;

– Promover a cidadania ativa no percurso profissional dos alunos;

– Contribuir para a internacionalização da rede de escolas.

Com o projeto ERASMUS+, a ESTEL pretende que os estágios proporcionem aos alunos uma verdadeira experiência de trabalho no estrangeiro, com a possibilidade de reforçar as competências linguísticas, que melhorem as suas competências técnicas no âmbito do QEQ – Quadro Europeu de Qualificação Nível 2, especialmente no que diz respeito à reparação de computadores, gestão de sistemas e desenvolvimento de conhecimentos em novos softwares.

OBJETO DE ABERTURA DO CONCURSO

O projeto será realizado em abril de 2024 e desenvolvido da seguinte forma:

– Mobilidade por 30 dias mais 2 de viagem ida e volta para 10 estudantes, com destino a Chipre e 3 docentes acompanhantes, por 6 dias cada um.

As ações de mobilidade serão desenvolvidas de acordo com as necessidades formativas expressas pelas categorias para a formação das figuras profissionais de cada um dos participantes dos cursos de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Mês

Países

Bolsas

Abril 2024

Chipre

10

Podem-se candidatar os alunos do 3º ano e que:

  • Estejam em plena posse dos direitos cívicos e políticos;
  • Conheçam a língua do país e/ou a língua inglesa.
  • Aos candidatos de menor idade é-lhes pedido que os seus Encarregados de Educação manifestem que estão de acordo com a sua candidatura.

Os estudantes terão de apresentar a seguinte documentação para poderem candidatar-se ao projeto:

  • ANEXO A – pedido de participação;
  • Vídeo de motivação;
  • Documento de identificação válido para a expatriação;
  • Prova de contexto familiar, social ou económico desfavorecido, para os alunos que estejam em situação socioeconómico desfavorável (para 4 participantes).

Os docentes acompanhantes deverão:

  • Vigiar e tutelar os seus participantes;
  • Organizar a documentação dos participantes;
  • Acompanhar os participantes às instalações das empresas;
  • Gerir a relação dos estagiários com as empresas host;
  • Gerir as relações com o tutor da empresa e o tutor intermediário;
  • No regresso, deve recolher a documentação produzida no estrangeiro.

Os 3 docentes (acompanhantes) na data da publicação do convite devem:

  • Ter plena posse dos direitos cívicos e políticos.

Os docentes acompanhantes terão de apresentar a seguinte documentação:

– Documentação de identificação válida

A data limite de entrega das candidaturas é 30/11/2023

Todas as candidaturas entregues após a data limite prevista, ou que estejam incorretas ou incompletas, por não estarem de acordo com o indicado, não serão consideradas admissíveis.

 

SELEÇÃO

A seleção dos estagiários será efetuada por uma comissão criada para o efeito, composta pelo Diretor da Escola, o coordenador dos cursos e por um docente de língua inglesa.

Critérios de seleção:

                 Competência linguística de Inglês (avaliada através de entrevista) – 8 pontos

                 Aproveitamento escolar (à data da seleção) – 6 pontos

                 Motivação (através da Carta de candidatura e motivação e Entrevista individual, com vista a identificar motivações, interesses e expectativas dos alunos em realizar um percurso europeu de mobilidade) – 6 pontos

Será reservado um critério de preferência aos alunos que venham de situações socioeconómicas desfavorecidas (serão reservadas 4 vagas para esta situação).

NOTA: Os diversos elementos de avaliação serão posteriormente ordenados de acordo com os critérios de avaliação supracitados.