Sobre Nós
Nossa História
A Escola Profissional de Tecnologia e Eletrónica – ESTEL, constituída e em funcionamento desde 1989, teve na sua génese o Centro de Formação do Grupo SGO que desde 1980 desenvolveu uma atividade constante na formação e atualização de técnicos de eletrónica.
O Grupo Empresarial SGO (Santos, Guimarães e Oliveira) foi o primeiro grande grupo empresarial com representação e distribuição de importantes marcas ligadas à eletrónica de consumo de que se salienta a Grundig, tendo tido papel fundamental no estabelecimento da sua fábrica em Braga.
Foi também o responsável pela introdução em massa dos microcomputadores em Portugal através da comercialização em larga escala do microcomputador “ZX Spectrum”. A necessidade de formação dos seus técnicos e das empresas suas associadas levou à criação deste Centro de Formação, inicialmente destinado apenas aos seus técnicos e posteriormente aberto à comunidade.
A fim de manter uma atualização técnica nestas áreas realizou cursos de especialização destinada a ex-alunos e técnicos de empresas (TV DIGITAL, COMPACT DISC, VÍDEO HI-FI, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, ELETRÓNICA DIGITAL E ELETRÓNICA GERAL).
A ESTEL está desde a sua génese inserida no meio empresarial ligado à comercialização, montagem e manutenção de equipamentos de eletrónica de consumo, dos microprocessadores, dos sistemas de receção de TV, etc. tendo estabelecido relações de cooperação técnica, formação e emprego com diversas empresas de referência no setor que operam. No âmbito da ligação à comunidade a Escola estabeleceu diversos protocolos de cooperação que abrangem sobretudo a área da formação e do emprego.
Missão
A Estel é uma escola de pequena dimensão mas que desempenhou até à data um papel de relevo na sua área específica de formação: a eletrónica e automação, os computadores e os equipamentos informáticos. Elaborou alguns dos programas das primeiras ofertas formativas destas áreas e coordenou o funcionamento da respetiva Rede de escolas profissionais, tendo um papel determinante na primeira revisão curricular que reduziu a carga horária dos cursos de 3600 horas para 3100 horas e mais recentemente na adaptação dos mesmos ao Catálogo Nacional de Qualificações.
A taxa de conclusão dos alunos da Estel com total aproveitamento é cerca 60% e a taxa de empregabilidade de cerca de 70%, sendo que aproximadamente 15% dos alunos prosseguiu estudos.


6º aditamento à Autorização Prévia de Funcionamento emitido a 11 julho: De acordo com o Dec. Lei nº 92/2014 a ESTEL fica autorizada a ministrar os cursos: Técnico de Vendas e Marketing e Técnico em Animação em Turismo, nível 4, criado pela Portaria nº 235-A/2018, de 23 de agosto.
5º Aditamento à Autorização Prévia de Funcionamento emitido a 9 de janeiro: De acordo com o Dec. Lei nº 92/2014 7 a ESTEL fica autorizada a ministrar o Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, nível 4, da área de Educação e Formação de Ciências Informáticas, criado pela Portaria nº 916/2005, de 26 de setembro.Nota. Este curso iniciou-se na ESTEL em 2017/18, com a devida autorização da DSRN, em resposta a pedido atempado da Escola
4º Aditamento à Autorização Prévia de Funcionamento emitido a 16 de março: A partir do ano de 2006/7 a ESTEL fica autorizada a ministrar o Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, nível 3,da área de Educação e Formação de Ciências Informáticas, criado pela Portaria nº 897/2005, de 26 de setembro.
3º Aditamento à Autorização Prévia de Funcionamento emitido a 20 de Fevereiro : Nos termos do Dec. Lei nº 71/99 de 12 de Março fica a ESTEL autorizada a ministrar o Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Áudio, vídeo e TV, nível 3, criado pela Portaria nº 892/2005 de 26 de Setembro, em substituição do curso com o mesmo nome criado pela Portaria nº 1112/95, de 12 de setembro e o Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, nível 3, criado pela Portaria nº 889/2005, de 26 de setembro, em substituição do Curso Técnico de Eletrónica/Hardware, nível 3, criado pela Portaria nº1112/95, de 12 de setembro.
1º Aditamento à Autorização Prévia de Funcionamento emitido a 25 de janeiro em que a Direção Pedagógica passa a ser assegurada por Manuel Joaquim Castro Carvalho Fernandes
Concedida a 22 de setembro a Autorização Prévia de Funcionamento nº 57 à Escola Profissional de acordo com o Dec. Lei 4/98 de 8 de janeiro, sendo a entidade proprietária a ENTEC- Ensino Técnico-Profissional, Lda
Mudança das instalações iniciais situadas na rua Aníbal Cunha no Porto, para as atuais na rua António Silva Marinho na zona industrial de Ramalde , onde funcionavam os serviços Técnicos da entidade proprietária da Escola, Santos , Guimarães e Oliveira, Lda – SGO
Em 28 de agosto o Secretário de Estado dos Ensinos Básicos e Secundário reconhece à ESTEL a equiparação das Prerrogativas de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, que prossegue fins de interesse público e integrada no sistema educativo português.
Conclusão do 1º Curso de Técnico de Eletrónica, Áudio, Vídeo e TV/Hardware (turma mista)
A 22 de abril de 1992 a Escola Profissional de Tecnologia e Eletrónica – ESTEL passa a ser a associada nº 33 da Associação de Escolas Profissionais - ANESPO
ESTEL- Assinatura do Contrato Programa com o Ministério da Educação- GETAP, ao abrigo do Dec. Lei nº 26/89, de criação da Escola Profissional de Tecnologia e Eletrónica - ESTEL em 27 de setembro de 1989, com os cursos profissionais de Técnico de Eletrónica, Áudio, Vídeo e TV e Técnico de Eletrónica Hardware.